O que é Nobreak Senoidal?

O que é Nobreak Senoidal?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entenda um pouco mais sobre o que é um nobreak Senoidal!

O Nobreak Senoidal é um equipamento de fornecimento de energia que equaliza e equilibra as ondas em seu formato mais puro (senoidal) padronizando o fornecimento de energia a fim de garantir a segurança e o funcionamento correto de aparelhos mais sensíveis como, por exemplo, aqueles utilizados na área hospitalar e médica.

Você já ouviu falar em Nobreaks, Estabilizadores, Filtros de linha, Geradores e etc. Apesar de terem função final parecida, proteger os aparelhos de variações na energia, existem grandes diferenças entre esses aparelhos.

Tipos de ondas

Na onda senoidal, por ser a mesma forma de onda que é entregue pela concessionária de energia elétrica, é a forma preferida para termos na saída dos nobreaks. Apenas os modelos senoidais são capazes de corrigir a forma e entregar uma onda perfeita na saída. Os inversores que fornecem esta forma de onda são mais caros de fabricar que os de onda quadrada, por isso, não são encontrados nos equipamentos mais simples. Equipamentos que possuem motores por indução, equipamentos médicos, são mais sensíveis e devem operar sempre em onda senoidal pura, do contrário, sofrem o risco de superaquecimento e danos irreparáveis aos componentes.

A onda semi-senoidal é uma forma “intermediária” entre onda senoidal e onda quadrada. Como os equipamentos são mais baratos de produzir do que os que fornecem ondas senoidais e um pouco mais caros do que os de onda quadrada, tentam melhorar um pouco a onda quadrada colocando alguns “degraus” ou variações entre os picos. Não é considerada uma onda de qualidade para equipamentos eletrônicos, mas quando o fator financeiro é um limitador para um nobreak senoidal, oferece um desempenho melhor do que o de onda quadrada. Equipamentos de áudio como rádios, amplificadores, centrais telefônicas, ou que dependem da forma de onda para modulação de frequência, como alguns tipos de relógio-ponto, não devem ser ligados em forma de onda quadrada ou semi-senoidal. Pois as variações bruscas afetam o funcionamento dos aparelhos e podem danificar vários de seus componentes.

Já a onda quadrada têm picos de tensão que são feitos de forma abrupta e não em uma curva de subida e descida gradual, o que pode causar ruídos em equipamentos de áudio e evitar que alguns equipamentos funcionem. Isto acontece, pois, os equipamentos foram projetados para receber um tipo de onda (onda senoidal) e recebem um tipo diferente. Um exemplo clássico é quando alguém liga um equipamento sensível em um nobreak que fornece este tipo de onda e acha que este está funcionando perfeitamente, mas na hora de uma queda de energia, o equipamento deixa de funcionar ou funciona com falhas. Isto ocorre porque quando estava ligado na energia elétrica ele repassava a onda senoidal proveniente dela, mas quando opera com baterias, seu inversor provê forma de onda quadrada.

A TWR

A TWR Tecnologia é referência em soluções energéticas e trabalha na venda e manutenção de todas as marcas de nobreaks.

Quer saber mais? Acesse nossas redes sociais e continue navegando pelo nosso blog. Sempre disponibilizamos conteúdos fresquinhos por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.