Engenharia de aplicação: Porque ela pode ajudar – e muito – a sua empresa.

Engenharia de aplicação: Porque ela pode ajudar – e muito – a sua empresa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Um engenheiro de aplicação planeja o design e a implementação de produtos de tecnologia, como equipamentos especiais da indústria ou programas de computador. Ele trabalha em conjunto com os departamentos de fabricação, vendas e atendimento ao cliente de uma empresa. As empresas normalmente exigem que esse tipo de trabalhador tenha um diploma de quatro anos, juntamente com anos de experiência em campo. Ele ou ela deve ter boas habilidades de comunicação, matemática e trabalho em equipe.

Quais as principais responsabilidades da engenharia de aplicação?

As pessoas neste campo projetam, constroem e testam vários produtos tecnológicos. Eles coletam informações sobre as necessidades dos clientes e trabalham com gerentes para desenvolver produtos usando sofisticado software de computador. Eles podem criar aplicativos originais ou reprojetar os que um cliente já possui. Muitos engenheiros de aplicação também fazem pesquisa e desenvolvimento.

Qual é o seu papel específico?

O papel específico de alguém nesta carreira depende de qual indústria e disciplina ele escolhe. Em um ambiente industrial, um engenheiro de aplicação pode orquestrar o planejamento, design e implantação de máquinas pesadas e equipamentos especializados. Um na indústria de computadores aplica o conhecimento de software e programação para desenvolver sistemas de computadores e depois redige documentos técnicos que ajudam o público a entender melhor a tecnologia por trás deles.

Em quais departamentos ele participa?

Os engenheiros de aplicação geralmente trabalham com vários departamentos de uma empresa. Um departamento de fabricação pode procurar um engenheiro de aplicativos para confirmar especificações, padrões e alterações necessárias para fabricar um produto. Ao se comunicar com a base de clientes, o departamento de vendas pode depender do engenheiro de aplicação para responder a perguntas e confirmar a funcionalidade técnica fora do domínio de seu conhecimento para ajudar a fechar uma venda. Depois que o produto finalmente chega ao campo e está nas mãos do consumidor, a equipe de atendimento ao cliente pode procurar um engenheiro de aplicação para ajudar na solução de um problema técnico que o consumidor tem ao usar o produto.

Confira as habilidades necessárias da engenharia de aplicação:

Em qualquer setor, uma pessoa iniciante e altamente orientada para resultados pode ser uma boa opção para um trabalho de engenharia de aplicação. Ele ou ela precisa ser um pensador independente e requer pouca supervisão, mas também precisa trabalhar bem em equipe para alcançar os objetivos finais da organização. Como a maioria dos engenheiros de aplicação precisa lidar com vários projetos em um curto período de tempo, eles precisam ser capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo e lidar com a pressão do prazo.

Além disso, um engenheiro de aplicação deve apresentar ideias e informações com precisão e explicar o jargão do setor de maneira clara para os clientes. Uma pessoa que possui excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita, fortes habilidades matemáticas e a capacidade de lidar com tarefas simples e atribuições complexas é um ativo valioso para uma organização no campo de engenharia de aplicativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.