Nobreaks: O que considerar na hora da escolha?

Nobreaks: O que considerar na hora da escolha?

Antes de escolher o melhor Nobreak para a sua demanda, é importante levar em consideração alguns fatores que poderão afetar o desempenho e a eficácia do dispositivo. Por isso, hoje, separamos 06 pontos para você ficar de olho para te ajudar na sua decisão final. Vamos lá?

  1. Capacidade de carga

A capacidade de carga do Nobreak é a quantidade de energia que ele pode fornecer para seus dispositivos conectados em caso de falta de energia. É importante escolher um Nobreak com capacidade de carga adequada às suas necessidades internas. Para isso, verifique a potência dos equipamentos que serão conectados e escolha um Nobreak com capacidade de carga suficiente.

  • Autonomia

A autonomia é a quantidade de tempo que um Nobreak pode fornecer energia para seus dispositivos em caso de falta de energia. A escolha da autonomia depende do tempo que leva para a energia elétrica voltar após sua queda e da importância dos equipamentos conectados ao Nobreak. Por exemplo, se você precisar manter o sistema de segurança ou o servidor de rede funcionando em um período maior, precisará de uma autonomia mais longa.

  • Tipo de onda

Os Nobreaks geram energia elétrica usando três tipos de onda: onda senoidal pura, onda senoidal aproximada e onda quadrada. Nobreaks de onda senoidal pura são os mais eficazes para dispositivos sensíveis como servidores, sistemas de segurança e dispositivos hospitalares, pois fornecem energia com características elétricas perfeitas. Os de onda senoidal aproximada são menos eficazes, porém perfeitamente adequados para dispositivos menos sensíveis ou providos de motores de baixa potência, como impressoras e portões eletrônicos, dentre outros. Os de onda quadrada são os menos eficazes, porém com ampla aplicação para dispositivos não sensíveis, de uso geral e que requerem baixa potência. Todos estes tipos garantem a estabilização da energia, evitando na maioria dos casos, a utilização de estabilizadores de tensão.

  • Tempo de resposta

O tempo de resposta de um Nobreak é o tempo que leva para ele detectar uma falta de energia e começar a fornecer energia para os dispositivos conectados. Um tempo de resposta mais rápido é melhor, pois reduz o risco de perda de dados ou danos aos equipamentos conectados. Nos Nobreaks de onda senoidal pura ou aproximada, o tempo de resposta é “zero”.

  • Proteção contra sobrecarga

A proteção contra sobrecarga é importante porque ajuda a evitar que o Nobreak seja danificado por picos de energia ou curtos-circuitos. Verifique se o Nobreak escolhido oferece proteção contra sobrecarga, e se ele é capaz de suportar a carga dos seus dispositivos.

  • Software de gerenciamento

Os Nobreaks podem opcionalmente incorporam softwares de gerenciamento que permitem monitorar seu status e ajustes de configurações, propiciando um controle e acompanhamento à distância e em tempo real.

Conclusão

Portanto, ao escolher um Nobreak, leve em consideração a capacidade de carga, a autonomia, o tipo de onda, o tempo de resposta, a proteção contra sobrecarga e o software de gerenciamento. Um Nobreak adequado às suas necessidades, protege com segurança  seus dispositivos, garantindo, em caso de falta de energia, a continuidade das operações e o perfeito funcionamento dos seu sistema.

Siga rigorosamente as instruções do fabricante e do seu fornecedor do serviço de instalação e manutenção, que certamente seu sistema estará seguro e perfeitamente protegido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *