fbpx

Tipos de nobreak: como escolher o mais adequado para a sua operação.

Tipos de nobreak: como escolher o mais adequado para a sua operação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Como escolher entre os diferentes tipos de nobreak
Entenda quais são as diferenças entre os tipos de nobreak e como escolher o mais adequado para a sua operação.

Você sabia que existem diferentes tipos de nobreak? Com a mudança de hábitos causada pela pandemia da Covid-19, a procura por nobreaks vem crescendo consideravelmente. Isso porque muitos serviços passaram a ser feitos em casa, onde geralmente não há estrutura suficiente para trabalhar e, também, por conta de sistemas de segurança, que necessitam ser alimentados com energia elétrica constante.

Porém, os nobreaks podem ser usados em várias outras ocasiões. Pensando nisso, preparamos este artigo para que você entenda como escolher o tipo de nobreak certo para as suas necessidades. Continue a leitura para não perder nenhum detalhe.

O que é um nobreak?

O nobreak, também chamado de UPS, é um equipamento que regula a voltagem e a qualidade da energia elétrica que alimenta os eletrônicos conectados a ele. Quando há queda ou variações bruscas de energia, o nobreak também alimenta esses aparelhos por meio de uma bateria interna.

Apesar de existirem outros aparelhos com funções semelhantes, os tipos de nobreak apresentam melhores resultados, pois fornecem eletricidade em momentos de apagões. Eles indicam o grau de potência em VA, ou seja, é possível saber a quantidade de energia que a bateria pode gerar ao haver um apagão.

Basicamente, os nobreaks protegem os equipamentos contra quatro principais problemas causados por variação de energia elétrica:

  • Afundamentos de tensão;
  • Surtos de tensão;
  • Frequência elétrica;
  • Interrupções no fornecimento de energia.

Como escolher o tipo de nobreak certo?

A primeira pergunta que devemos nos fazer ao comprar um nobreak é quais equipamentos serão ligados a ele e qual a necessidade de cada um deles. Para isso, observe a potência do nobreak, que é medida por volt-ampère (VA) para saber quanto tempo ele conseguirá alimentar esses dispositivos em caso de interrupção de energia elétrica.

Após definir a capacidade que você precisará do nobreak, chegou o momento de escolher o melhor modelo, tarefa que pode ser muito difícil, já que existem muitos produtos parecidos e grande variedade de preço.

Dentre todas as diferentes características do produto, você pode observar se é possível conectar o nobreak ao computador por meio de um cabo USB. Com essa opção, você pode monitorar a rede elétrica que a tomada fornece e quanto de energia cada equipamento conectado consome. 

Também é possível configurar o nobreak para enviar alertas de quando há queda de energia via e-mail ou para desligar o computador automaticamente nestas situações. Quando a energia fica estável novamente o UPS liga o computador novamente.

Existem três modelos que se diferem em questão do uso da bateria para proteção dos equipamentos. São eles o modelo offline, linha interativa e online. Falamos mais sobre cada um deles no artigo Quais os tipos de nobreak no mercado? 


É importante observar a funcionalidade de cada um deles para saber qual se adequa com as suas necessidades. A TWR Tecnologia pode te ajudar a escolher o melhor tipo de nobreak para a sua operação, dentre outras soluções de energia para seus equipamentos. Acesse www.twrtecnologia.com.br para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *