fbpx

Qual a diferença entre um estabilizador e um nobreak?

Qual a diferença entre um estabilizador e um nobreak?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Estabilizador

Um estabilizador é um equipamento utilizado para ligar computadores, monitores, caixas de som e tudo que possa ser utilizado para acrescentar nos computadores.

Tem a função de estabilizar a tensão elétrica protegendo os equipamentos das oscilações de energia, mantendo os níveis elétricos estáveis, voltagem de rede, garantindo que os aparelhos não sejam afetados.

Os estabilizadores nivelam a energia transpassada para os equipamentos eletrônicos.

É composto por fusíveis de proteção, tomadas de saída, chave de liga e desliga e proteção das linhas telefônicas.

Quando há o aumento de tensão na rede, ele age regulando a voltagem de cada aparelho que está conectado a ele prevenindo que sejam queimados. Agora, quando ocorre uma queda na tensão o estabilizador automaticamente aumenta sua tensão, impossibilitando que os aparelhos desliguem. Para proteção do aparelho, o estabilizador é queimado, evitando que as voltagens instáveis alcancem os aparelhos, danificando-os.

Nobreak

Um nobreak ou UPS são estabilizadores com baterias internas, regulando a voltagem e a pureza da energia chegando aos eletrônicos conectados a ele por um curto período de tempo, dando tempo para se salvar o necessário e desligar o computador de forma segura.

É responsável também, por alimentar os dispositivos, em caso de queda da luz, por uma bateria.

Estas baterias possuem uma vida útil, sendo trocadas a cada 2 a 3 anos. A potência é medida em volt-ampère e a potência calcula o tempo que o dispositivo vai aguentar com a interrupção da energia enquanto os aparelhos estão conectados.

São utilizados para garantir a segurança dos equipamentos que não podem ficar sem energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *