Em tempos em que o fornecimento de energia é fundamental para o andamento de qualquer empresa, seja ela do segmento que for, contar com um nobreak é indispensável para proteger seus equipamentos e garantir eletricidade durante as interrupções repentinas.
Nobreaks são dispositivos que agem como uma fonte de energia temporária, como uma bateria, fornecendo eletricidade estável e contínua para os sistemas e equipamentos conectados a ele durante as quedas de energia, variações de tensão e surtos elétricos. Sua principal função é garantir a continuidade das operações empresariais, mas também desempenham o importante papel de proteger os eletrônicos contra as oscilações de tensão.
No entanto, para garantir que o seu sistema de energia ininterrupta seja eficaz, é importante investir em um nobreak adequado às necessidades individuais da empresa. A seguir, ensinaremos como escolher o modelo de Nobreak ideal para a sua empresa em apenas 05 passos.
- Identifique seus equipamentos
O primeiro passo é identificar todos os equipamentos da sua empresa que serão conectados ao nobreak, incluindo computadores, servidores, roteadores, switches de rede, sistemas de armazenamento, telefones, entre outros. Anote a potência de cada um deles.
- Some a potência total dos equipamentos
Depois de identificar todos os equipamentos, some as potências de todos eles para obtermos a somatória total necessária. Não esqueça de converter as unidades para watts, caso necessário.
- Identifique o tempo de autonomia necessário
Quanto tempo seu nobreak precisará alimentar seus equipamentos durante uma queda de energia? Essa análise é específica das necessidades de cada organização, podendo variar de minutos, o suficiente para desligar os sistemas de forma segura, até horas a fim de garantir a continuidade das operações durante a interrupção.
- Calcule a capacidade da bateria necessária
Para calcular a capacidade da bateria necessária, multiplique a potência total pelo tempo de autonomia desejado. Por exemplo, se a potência total necessária for de 750 watts e você deseja uma autonomia de 30 minutos, a capacidade da bateria necessária será de 750 watts multiplicado por 0,5 horas, resultando em 375 VAh (ou Wh).
- Considere o crescimento da sua empresa!
Tão importante quanto os passos anteriores, leve em consideração a estimativa de crescimento do seu negócio para que seu sistema possa suportar equipamentos extras nos próximos meses ou anos. Para isso, inclua uma margem de segurança de, pelo menos, 20% à potência total calculada anteriormente. Dessa forma, seu investimento acompanhará a evolução da sua empresa por um longo período.
Essas dicas te ajudarão a calcular corretamente a capacidade necessária de um nobreak para garantir a proteção adequada dos equipamentos da sua empresa durante as quedas e oscilações de energia. Mas se precisar de uma equipe especializada para te ajudar com o estudo de viabilidade técnica, desenvolvimento de soluções personalizadas e avaliação da infraestrutura, conte com a TWR Tecnologia!