fbpx

O que é cópia de segurança (backup) e porque ela é importante?

O que é cópia de segurança (backup) e porque ela é importante?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A cópia de segurança é uma cópia de dados de um dispositivo de armazenamento para outro, a fim de serem restaurados em caso de perda dos dados originas, levando a exclusão acidentais ou modificações de dados.

         Todos que possuem um dispositivo guardam informações importantes nos seus equipamentos eletrônicos, sendo eles suscetíveis a apresentarem defeito. Quando isso acontece no disco, nas mídias de armazenamento ou no circuito elétrico que acessa as informações das mídias, as informações gravadas podem ser corrompidas e até inacessíveis, havendo casos até da perda das mesmas.

         Poucas pessoas se dão conta da importância de um backup até o momento em que acontece algum problema e as mídias são apagadas ou interrompidas.

– Após o equipamento apresentar defeitos, é possível recuperar os dados?

Em algumas situações, a fábrica não consegue recuperar as informações que foram perdidas. Portanto, é recomendada a realização da cópia de backup regularmente, pois só assim é possível a recuperação, ou uma parte dela, caso ocorra a perda de arquivos originais.

Também é importante que essas cópias sejam armazenadas em locais físicos diferentes, no caso de falha do disco, tanto o arquivo original como a cópia poderão ficar perdidas.

– Uma pergunta que quase ninguém sabe: Você só perde arquivos quando uma peça do aparelho apresentar defeito?

Nem sempre. As falhas de atualização do software, erros durante a instalação e ataque de vírus podem afetar o dispositivo, tornando-o instável e resultando em arquivos corrompidos.

Há casos que podem ser necessária a reinstalação do firmware ou sistema operacional do dispositivo, ações estas que apagarão a memória interna do dispositivo.

         Em outros casos, as mídias portáteis podem apresentar falhas e ser necessário a formatação (remontar o sistema de arquivos, apagando completamente todos os arquivos gravados).

Resumindo, arquivos sem cópia de backup estão destinados a serem perdidos.

Logo, como faço pra manter os meus arquivos importantes seguros? Confira nossas dicas para a realização do seu backup:

– Certifique-se das informações importantes que não podem ser substituídas com facilidade;

– Para realizar o backup de arquivos, é preciso descobrir onde estão armazenados os arquivos originais (No caso dos notebooks, ficam salvos na pasta ‘’Meus Documentos’’ do XP, e no Vista, na pasta ‘’Documentos’’).

– Faça backup dos arquivos em alguma mídia externa, ao invés de só copiar em uma unidade interna alternativa (Por exemplo: quando suas informações importantes estiverem no computador, salve uma cópia em um pendrive. Quando as informações importantes estiverem no pendrive, salve uma cópia no computador).

– Os backups devem ser feitos dentro de uma programação regular (semanal ou mensal).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *