Para garantir que seus equipamentos eletrônicos estejam sempre funcionando, não há nada mais fundamental do que contar com o suporte de um Nobreak, sistemas de fornecimento de energia ininterrupta para casos de queda e oscilações na rede elétrica.
Além de fornecer energia de backup, os Nobreaks também protegem os dispositivos conectados a ele contra as interrupções inesperadas e picos de tensão, equilibrando a voltagem e a qualidade da energia.
No entanto, para obter o melhor aproveitamento e todos os benefícios desses sistemas, é preciso se atentar ao seu dimensionamento adequado, para que ele atenda às necessidades específicas da sua operação.
Para ajudá-lo, a TWR Tecnologia desenvolveu um Guia Completo, detalhando o passo a passo de forma eficaz.
Confira a seguir como dimensionar um Nobreak para a sua necessidade!
Passo 1: Identifique seus Equipamentos Críticos
Entenda-se como “equipamento crítico” aqueles que não podem ficar inoperantes de forma alguma, ou sejam sensíveis a picos de tensão.
Dessa forma, antes de escolher um Nobreak, é fundamental realizar um levantamento de todos os dispositivos que necessitam dessa proteção, como computadores, servidores, roteadores, modems, impressoras e qualquer outro equipamento que considere essencial para suas operações.
Depois, anote a potência nominal de um deles, geralmente descritos em Watts, e sua corrente de pico, geralmente em Ampères, quando ligados.
Passo 2: Calcule a Carga Total
Com a lista de equipamentos em mãos, some a potência de todos eles para encontrar a carga total que o Nobreak deve suportar. Alguns dispositivos podem consumir mais energia durante a inicialização, então, lembre-se de considerar as correntes de pico ao fazer esse cálculo.
Passo 3: Escolha a Autonomia Desejada
Para determinar a autonomia de um Nobreak, considere o tempo que ele deve fornecer energia de backup para seus dispositivos durante uma interrupção.
Por exemplo, em um escritório, você pode precisar de tempo suficiente para salvar o trabalho e desligar os computadores com segurança. Em um servidor, a autonomia deve ser suficiente para permitir o desligamento adequado dos sistemas.
Passo 4: Escolha o Tipo de Nobreak
Existem diferentes tipos de Nobreaks disponíveis no mercado, mas os principais são:
- Nobreaks Offline (Standby): Ideais para cargas não críticas, com um orçamento mais limitado. Fornecem energia de backup apenas quando ocorre uma queda de energia.
- Nobreaks Line Interactive: Oferecem proteção mais avançada contra picos de tensão e variações de tensão, além de garantir energia de backup durante falhas de energia.
- Nobreaks Online (Dupla Conversão): São a escolha para aplicações críticas por fornecerem energia de backup ininterrupta e filtragem de qualidade.
Passo 5: Consulte um Profissional da TWR Tecnologia
Dimensionar um Nobreak corretamente pode ser mais complexo do que parece, já que envolve diversos fatores técnicos.
Para descomplicar e facilitar sua escolha, a TWR Tecnologia possui uma equipe técnica especializada à sua disposição, para te orientar conforme as suas necessidades, te ajudando a escolher o modelo adequado para as suas operações, e garantindo que sua infraestrutura esteja devidamente protegida.
Entre em contato e proteja seus dispositivos eletrônicos de forma confiável e eficaz!
Converse com nossa equipe aqui.