Se você chegou até aqui, com certeza, está em busca de uma solução para as indesejadas quedas de energia, que tanto atrapalham nossa produtividade, expondo nossos equipamentos eletrônicos a danos e riscos. Os nobreaks, dispositivos que garantem a continuidade do fornecimento de energia elétrica durante as interrupções da rede elétrica, vêm sendo muito utilizados em diversos modelos de negócio, devido a sua alta eficiência.
Os equipamentos de energia ininterrupta se popularizaram tanto, que as empresas fornecedoras desse tipo de serviço disponibilizam tanto a venda quanto a locação de nobreaks, oferecendo contratos que atendam às particularidades individuais de cada cliente, assegurando o melhor custo-benefício.
Mas, afinal, comprar ou alugar um nobreak? Abaixo, vamos detalhar as vantagens e desvantagens de cada opção, te ajudando a tomar a melhor decisão conforme suas necessidades e orçamento.
- Comprando um Nobreak
Comprar um nobreak é, geralmente, a opção mais comum entre as empresas que optam por essa solução. Adquirindo seu próprio equipamento, você se torna proprietário do mesmo, podendo utilizá-lo conforme suas necessidades, sem limitações contratuais, ficando, também, sob sua responsabilidade todos os cuidados e manutenções após a venda.
Confira algumas vantagens de comprar um nobreak:
- Investimento a longo prazo: Comprando seu próprio nobreak, você terá um investimento inicial, mas que poderá ser mais econômico a longo prazo. Sendo mais viável e extremamente útil em casos que o local sofre quedas e oscilações de energia constantes, protegendo contra as falhas e possíveis danos em equipamentos eletrônicos.
- Autonomia: Como proprietário, você tem mais liberdade de escolher quando e como utilizar seu nobreak, podendo adaptá-lo para diferentes situações, desde pequenos escritórios até data centers de grande porte.
- Personalização: Com seu próprio nobreak, você escolhe o modelo e a capacidade que melhor atendem às suas necessidades específicas, podendo optar por um equipamento mais robusto a fim de garantir maior autonomia em caso de falta de energia.
- Manutenção: Você poderá decidir como e quando realizar a manutenção preventiva do seu nobreak, oferecendo maior controle sobre seus gastos e na escolha do fornecedor do serviço prestado. Lembrando que para garantir o bom funcionamento do seu equipamento, é imprescindível que seja respeitado o intervalo de assistência estipulado pela fabricante.
- Alugando um Nobreak
Embora adquirir um nobreak tenha suas vantagens, nem sempre será a melhor opção. Cada caso é um caso e o aluguel também pode ser interessante para situações temporárias, ou quando as quedas e oscilações de energia são pontuais.
Confira algumas vantagens de alugar um nobreak:
- Investimento moderado: Ao alugar um nobreak, você não precisará desembolsar um grande investimento inicial e os gastos com o aluguel, geralmente mais acessíveis, serão apenas durante o período previsto em contrato, permitindo que empresas de pequeno e médio porte também tenham acesso a equipamentos de qualidade.
- Manutenção inclusa: Em muitos casos, o contrato de locação de nobreaks também inclui as manutenções periódicas e qualquer assistência técnica que seja necessária durante a sua vigência. a dos equipamentos, oferecendo muito mais segurança e comodidade para os contratantes.
- Equipamentos de última geração: Assim como qualquer dispositivo eletrônico, a tecnologia dos nobreaks também está em constante evolução. Ao optar pelo aluguel, você pode ter acesso a modelos mais eficientes e de última geração, sem se preocupar com equipamentos obsoletos.
- Escalabilidade: À medida que suas necessidades mudam, você poderá atualizar ou trocar o nobreak alugado por um modelo com maior capacidade, se adequando ao crescimento da sua infraestrutura sem precisar ter gastos extras por isso.
Comprar ou Alugar um Nobreak? Qual é a melhor opção?
Escolher entre comprar ou alugar um nobreak dependerá exclusivamente das necessidades específicas de cada empresa. Se você faz questão de ter maior controle e autonomia para a administração do equipamento e tiver condições de realizar um investimento inicial mais significativo, a compra pode ser a melhor opção. Por outro lado, se o orçamento é um fator limitante, ou se você prefere ter mais comodidade em relação aos serviços de manutenção e suporte do equipamento, o aluguel pode ser uma opção mais adequada.
É importante realizar uma análise cuidadosa das suas reais necessidades no que diz respeito ao fornecimento de energia, do orçamento disponível e das expectativas em relação ao equipamento antes de tomar qualquer decisão. Em ambos os casos, o nobreak é fundamental para proteger seus aparelhos eletrônicos e garantir a continuidade das operações.
Quer contar com o apoio de especialistas para decidir entre comprar ou alugar um nobreak?
Entre em contato com a TWR agora mesmo, clicando aqui.