Faltou energia? Saiba qual o impacto da queda de energia nas empresas

Faltou energia? Saiba qual o impacto da queda de energia nas empresas

Você olha pela janela do seu escritório e percebe que o tempo está fechando. As nuvens começam a aparecer carregadas e escuras, os ventos ficam cada vez mais fortes e os clarões dos relâmpagos mais frequentes. Sabendo da possibilidade de um apagão, alerta seus colegas de trabalho, salva todos os seus documentos abertos e desliga os equipamentos que estão plugados na tomada, se prevenindo de qualquer eventualidade.

Se essa cena é comum no seu dia a dia, saiba que você não está só! Infelizmente, essa é uma realidade que ainda assola milhares de empresas pelo país. Os motivos para as quedas e oscilações constantes de energia são diversos, como problemas na concessionária, falha nos equipamentos de rede, descargas elétricas, energia insuficiente para a demanda, entre outros.

No entanto, independentemente da sua razão, as quedas e oscilações de energia podem impactar negativamente o fluxo dos processos de uma empresa, como explicaremos abaixo.

Quando os apagões, todas as atividades que dependem do fornecimento elétrico são interrompidas. Os computadores desligam subitamente, as máquinas são paralisadas e os sistemas de segurança ficam inoperantes. Essa paralisação nos processos, além dos transtornos internos, pode levar a atrasos na produção, perda de informações importantes que não foram salvos e até mesmo danos permanentes aos equipamentos. Além do mais, a retomada das operações após uma queda de energia pode levar tempo e demandar esforços para restabelecer todo o sistema, resultando em perda de produtividade.

As oscilações de energia, por sua vez, ocorrem quando a tensão elétrica flutua acima ou abaixo dos valores normais. Essas variações podem danificar os componentes eletrônicos sensíveis e causar falhas nos equipamentos. Os computadores, por exemplo, são particularmente suscetíveis a essas oscilações. Um surto repentino de tensão pode queimar a placa-mãe, as fontes de alimentação e os discos rígidos.

Além dos danos materiais, as quedas e oscilações de energia também podem afetar o relacionamento da empresa com clientes e fornecedores, pois podem desencadear atrasos na entrega de produtos e/ou serviços, inconsistência nos canais de comunicação, entre outros. E sabemos que clientes insatisfeitos sempre buscam alternativas mais confiáveis e seguras, prejudicando a reputação do negócio

Para evitar todos esses impactos, é preciso buscar por soluções de energia ininterrupta, como os nobreaks e UPS. Esses dispositivos são projetados para fornecer energia temporária durante quedas ou oscilações na rede elétrica. Os nobreaks, por exemplo, são equipamentos que armazenam energia em baterias e a liberam instantaneamente quando ocorre uma interrupção no fornecimento principal. Dessa forma, eles garantem a continuidade das operações evitando os transtornos mencionados.

Já os UPS são sistemas mais robustos, capazes de fornecer energia por um período mais prolongado. Eles também protegem contra oscilações de tensão, estabilizando a energia que chega aos equipamentos. Com um UPS, as empresas podem manter suas atividades em pleno funcionamento mesmo durante falhas prolongadas de energia.

Investir em soluções de energia ininterrupta é uma medida preventiva que pode evitar grandes prejuízos. Além de garantir a continuidade das operações, esses dispositivos protegerão seus equipamentos, assegurando a integridade dos dados, garantindo mais economia a longo prazo, uma vez que a substituição de equipamentos danificados e a recuperação de dados perdidos podem representar altos custos para as empresas.

Conheça todas as soluções de energia ininterrupta da TWR Energia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *