fbpx

Manutenção preventiva em nobreak: qual a importância e para quê serve.

Manutenção preventiva em nobreak: qual a importância e para quê serve.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
manutencao_preventiva_em_nobreak_qual_a_importancia_e_para_que_serve

Confira algumas dicas de como prolongar a vida útil do seu equipamento ao fazer a manutenção preventiva em nobreak.

Apesar de serem resistentes, a manutenção preventiva em nobreak é muito importante para prolongar ainda mais a vida útil desses aparelhos. O problema é que só lembramos da manutenção quando os eletrônicos estragam, e aí chegou a hora de chamar um técnico para resolver esse problema.

Independente da marca e modelo, todos os nobreaks usam baterias. Elas possuem vida útil e são suscetíveis a problemas por aquecimento e vazamentos que podem causar danos irreparáveis ao aparelho. 

A atenção com as baterias não é o único ponto importante para a manutenção em nobreaks. Por serem equipamentos pesados e que não precisam de manuseio diariamente, costumamos esquecê-los acumulando poeira no chão. 

Mesmo em ambientes limpos, pode acontecer dessa poeira entrar nos sistemas de ventilação, o que prejudica a dissipação de calor ou queimar e travar as ventoinhas que ficam presas na poeira e não conseguem girar.

Sistemas de proteção dos nobreaks

Os nobreaks servem não só para manter os equipamentos conectados a ele funcionando em caso de falta de energia elétrica, como também ativam alguns sistemas de proteção a fim de evitar problemas causados por inconstâncias da rede elétrica. 

Existem dois motivos que ativam essas proteções:

1- Para corrigir pequenos picos e quedas de tensão. Esse tipo de situação não costuma causar danos aos nobreaks;

2- Para queimar fusíveis e varistores, como alternativa para manter o problema no nobreaks e não danificar os equipamentos alimentados por ele. Ou seja, qualquer problema causado pela má alimentação de energia, acomete apenas o nobreak e mantém os aparelhos em perfeito estado.

Esses tipos de problemas podem acarretar, desde a necessidade de uma simples substituição de fusível, até a perda total do equipamento, nesses casos, por conta de raios ou picos de tensão muito elevados.

Problemas “invisíveis”

Existem alguns problemas silenciosos, que é difícil de sabermos quando estão acontecendo. Por isso, fazer manutenções preventivas em nobreaks com constância é muito importante, pois é possível identificar e reparar esses problemas antes que eles danifiquem o seu equipamento.

Dentro desses problemas estão:

  • Placas danificadas pelo calor;
  • Vazamento de eletrólito das baterias;
  • Capacitores, cabos e conectores danificados;
  • Baterias esgotadas ou com baixa autonomia;
  • Ventoinhas paradas;
  • Entre outros.

É importante lembrar que a manutenção preventiva em nobreaks vai sair muito mais barato que reparar o equipamento depois de danificado. Até porque pode acontecer de o UPS ser danificado a um ponto sem conserto.

A TWR Soluções tem uma equipe de profissionais sempre pronta para fazer qualquer tipo de manutenção nos seus nobreaks, além de oferecer várias outras soluções do setor de energia elétrica.

Alguns cuidados para prolongar o bom funcionamento dos nobreaks

Procure instalar o seu nobreak em lugares que não sejam quentes, úmidos e com pouca circulação de ar. Assim você aumenta a vida útil das baterias e, consequentemente, do seu aparelho.

Com o auxílio de um pincel ou escova macia, limpe as entradas de ar do UPS periodicamente. É importante destacar que nunca se deve limpar os nobreaks com panos úmidos ou soluções líquidas.

Quanto maior o número de ciclos da bateria, menor o armazenamento de carga das mesmas. Por isso, regularmente, retire o cabo de energia que alimenta seu nobreak para verificar se as baterias estão com a autonomia ideal. 

Agora você já sabe a importância de fazer manutenção preventiva em nobreak periodicamente. Conte com a TWR Tecnologia para garantir a melhor manutenção do mercado, dentre outras soluções de energia para a sua empresa e vida pessoal.

Fique de olho no nosso blog, sempre tem conteúdo quentinho por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *