fbpx

O que é internet das coisas?

O que é internet das coisas?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entenda o que é internet das coisas e como ela vem impactando nosso dia a dia.

Você já ouviu falar na internet das coisas? Com o avanço da tecnologia, nos deparamos com algumas situações que nem chegamos a perceber. Olhe ao seu redor e repare como está rodeado por dispositivos conectados à internet e uns aos outros.

Você já tinha notado? Agora, para te surpreender ainda mais: em 2016, a quantidade de equipamentos conectados à internet superou o número de indivíduos no mundo. Você acredita?

Além dos nossos computadores e celulares, agora contamos com eletrodomésticos, carros e muitos outros aparelhos onlines. Pensando nisso, elaboramos este artigo para você entender como funciona a internet das coisas.

Continue até o final para não perder nenhum detalhe. Vamos lá?

De onde surgiu o termo internet das coisas

O termo internet das coisas também é referido como IoT (Internet of Things)

Em 1999, o pesquisador britânico Kevin Ashton publicou o artigo “As coisas da internet das coisas”. Assim, nasce o termo em inglês IoT (Internet of Things).

Neste artigo divulgado, o pesquisador comenta sobre a falta de tempo das pessoas ultimamente e como os dispositivos estão cada vez mais ganhando espaço para suprir nossas necessidades.

Nesse contexto, esses avanços tecnológicos nos auxiliam ao longo do dia a dia, gerando informações, realizando atividades e acompanhando nossas responsabilidades. Isso é possível porque eles conversam entre si.

O que é internet das coisas

A conexão entre diferentes dispositivos é chamada de internet das coisas.

O que caracteriza a internet das coisas é uma rede de dispositivos diferentes, como carros, geladeiras, celulares, máquinas de lavar, entre outros, que são capazes de coletar, armazenar e transmitir informações.

Podemos usar como exemplo o rastreamento de veículos da frota de uma empresa, que estão conectados a uma rede para que quem estiver na central consiga localizar onde estão.

Quais as aplicações

Como dito anteriormente, a IoT está presente em todo o nosso redor. Diversos setores estão sendo impactados pelos incontáveis dispositivos interligados à internet. 

Podemos dizer que a internet das coisas é aplicada desde a área de logística de uma empresa até a segurança pública e nas tarefas dos nossos dias em casa.

É importante destacar que alguns desses dispositivos necessitam de alimentação energética constante. Por isso, implementar um sistema de nobreak na sua operação pode ser interessante.

A TWR Tecnologia é referência em soluções energéticas e trabalha com todas as marcas do mercado. Acesse nossas redes sociais ou continue navegando em nosso blog para conhecer mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *